Proteja seus olhos durante o Carnaval
31/janeiro/2020

Com a chegada do carnaval e inicio dos blocos de rua na região é importante ficar atento!
Quando a maquiagem e o glitter não são bem aplicados, os olhos correm perigo. E até o álcool em excesso prejudica a visão. Aprenda a se proteger.
O primeiro passo é não compartilhar os produtos. Apesar de ser comum entre as mulheres, esse hábito facilita o contágio de doenças.
Outro ponto para ficar alerta é quanto aos itens vencidos. Sempre prestamos atenção na data de validade dos alimentos, mas esquecemos de verificar na maquiagem, ou seja: nada de aplicar os cosméticos do Carnaval passado!
E muita cautela com o glitter. Em contato com o olho, ele pode lesionar a córnea e formar pequenas feridas e até úlcera
Atenção: passe longe da purpurina vendida nas papelarias. Ela não foi feita para entrar em contato com a pele.
Quanto ao lápis, lembre-se de aplicar na parte externa dos cílios, nunca na linha d’água. Se você passa o lápis nessa camada, bloqueia o terminal da glândula lacrimal, aí o olho resseca.
Para quem vai usar lente de contato, a dica é não comprar em qualquer lugar. Cada pessoa tem um formato diferente de córnea. É preciso procurar um oftalmologista para fazer a adaptação.
Além de ajustar a lente, o especialista é quem vai orientar sobre o uso e a higienização. Se mal utilizada, causa infecções e microlesões.
Há também quem busque cílios postiços ou mesmo fitinhas de LED para as pálpebras, que criam um visual mais diferentão. Eles até estão liberados, desde que os itens sejam de marcas reconhecidas.
E um recado importantíssimo: depois da diversão, lembre-se de remover toda a maquiagem.
Álcool em excesso também prejudica a visão
Não são só as maquiagens de procedência duvidosa que fazem mal para os olhos, a alta concentração de metanol nas bebidas alcoólicas falsificadas pode lesionar o nervo óptico e levar à perda definitiva da visão. Trata-se da neurite óptica.
Para evitar a enfermidade, evite exageros e cheque o lacre da garrafa e verifique o registro do Ministério da Agricultura no rótulo. Muito mais fácil do que passar por todo esse perrengue em pleno Carnaval, não é mesmo?
Fonte: https://saude.abril.com.br/
Compartilhe: