Iridotomia a laser para prevenção do glaucoma

18/outubro/2019

A iridotomia a laser, também conhecida como iridotomia periférica, é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da íris, com o objetivo de regular a pressão intra ocular como prevenção ao glaucoma de ângulo fechado ou estreito.

Glaucoma de ângulo estreito

A anatomia do ângulo irido corneano é complexa e abriga uma estrutura chamada malha trabecular, por onde é drenado o líquido do olho. Algumas pessoas têm este ângulo estreito, o que pode ocasionar um fechamento do local responsável da drenagem, levando ao aumento da pressão intraocular, causando o glaucoma de ângulo fechado ou estreito.

A função de uma iridotomia é abrir uma passagem para o humor aquoso, entre a câmara anterior (espaço entre a córnea e a íris) e a câmara posterior (local atrás da íris onde ficam os processos ciliares, responsáveis pela produção do líquido do olho). A liberação para a passagem do líquido leva a um equalização da pressão entre essas câmaras.
Quando deve ser realizada uma iridotomia?

O ideal é que no exame oftalmológico de rotina seja avaliada a profundidade da câmara anterior. Algumas pessoas têm predisposição anatômica para o fechamento angular, apresentando a câmara anterior muito rasa. Causas como hipermetropia, nanoftalmo, catarata e uveíte podem levar a esse fechamento.

O fechamento angular pode ocorrer de forma crônica ou aguda, levando ao aumento da pressão intraocular. Esta última situação caracteriza o glaucoma agudo.

O glaucoma agudo é uma urgência oftalmológica, pois se não tratado pode levar à cegueira em poucos dias. Ele decorre do fechamento agudo do ângulo, causado por um bloqueio pupilar. Os sintomas são dor ocular muito forte e visão embaçada.

Se durante o exame oftalmológico notar tendências de fechamento angular, ele deve realizar como exame de escolha a gonioscopia, que é a visualização das estruturas do ângulo através de uma lente.

Se o ângulo for estreito ou fechado, deve ser indicada uma iridotomia profilática, a fim de evitar o glaucoma agudo.
Recuperação da Iridotomia

O procedimento é realizado em ambulatório, com auxílio do YAG laser, e o paciente é liberado imediatamente. Pode haver um desconforto no procedimento e embaçamento visual nas horas subsequentes.

Colírios serão indicados para controle da dor e inflamação no pós operatório. O retorno às atividades se dá no dia seguinte.

#Iridotomiaalaser #memorialsantaluzia

Fonte: http://www.schaefer.com.br

Compartilhe: