Fogos de artifício fazem mal à visão?

16/junho/2023

Apesar de toda sua beleza, é necessário tomar cuidado ao acompanhar o espetáculo, pois os fogos de artifício podem representar riscos para a visão.

A queima de fogos de artifício talvez seja o momento mais espetacular de diversas comemorações. O ano novo, as festas juninas e até mesmo finais de eventos esportivos são alguns dos exemplos onde esse tipo de show pirotécnico pode ser apreciado. Por mais lindo que seja o festival de cores, formas e sons, ele ainda representa perigo, e pode causar danos à visão humana.

A fumaça emitida pelos fogos pode causar o ressecamento, vermelhidão e coceira nos olhos. Além desses sintomas, também é comum que pessoas sintam ardência e outros tipos de irritação. Existem casos, inclusive, em que pacientes desenvolvem casos de conjuntivite devido à exposição aos foguetes e rojões.

O calor e as fortes luzes emitidas pelos fogos também podem resultar em queimaduras parecidas com as causadas pelo sol nos olhos. Em casos mais amenos, apenas serão sentidos os sintomas da fotofobia. A questão é que, quando acidentes mais graves acontecem, é possível que a pessoa tenha uma perda permanente da visão, já que as queimaduras podem mudar a própria estrutura do olho.

Apesar dos riscos, ainda é possível aproveitar com segurança!

Os perigos são reais, porém não é necessário deixar de assistir a queimas de fogos, basta tomar algumas precauções. Se você for assistir a um espetáculo feito por outras pessoas, fique o mais longe possível dos fogos! Além de te proteger, o afastamento ainda pode proporcionar um ponto de vista mais agradável do show.

Caso você seja a pessoa soltando os fogos, afaste os rojões do corpo e feche os olhos na hora de soltá-los. Também é importante lembrar que os foguetes nunca devem ser utilizados em ambientes fechados. Outra dica importante: não tente acender fogos que não dispararam, pois existe o risco de explosão perto de você.

Um recurso muito simples e barato para proteção dos olhos são os óculos de proteção comumente utilizados na construção civil, jardinagem e para uso profissional. Trata-se de um produto que custa poucos reais e protege sua visão contra qualquer tipo de abrasão ou perfuração. Lembrando que, em casos de acidente, é importante recorrer à assessoria profissional.

Dicas para soltar fogos com segurança

Se você estiver encarregado da queima de fogos este ano, fique atento a essas dicas:

  • Os fogos de artifício não devem ser manuseados por crianças;
  • Na hora de soltar os fogos, afaste-os o máximo possível do seu corpo;
  • Mantenha a projeção dos fogos inclinada para uma área segura;
  • Não tente reacender rojões que não explodiram – eles podem explodir quando você se aproximar;
  • Não coloque os artefatos nos bolsos ou próximos ao seu corpo;
  • Nunca solte fogos em ambientes fechados.

Apesar de todos os riscos, basta ter cuidado e garantir que sua comemoração não se torne uma tragédia.

 

FONTES:  https://institutoassadrayes.com.br/

https://www.coa.com.br/

Compartilhe: