Coronavírus pode causar lesões de retina
19/maio/2020

O médico oftalmologista André Romano, de Americana, faz parte da equipe responsável pelo estudo que descobriu que o novo coronavírus (Covid-19) pode causar lesões na retina. O artigo foi publicado na última terça-feira na revista científica The Lancet, uma das mais conceituadas do gênero.
Em entrevista ao LIBERAL, o médico explicou que o trabalho é o primeiro do mundo a mostrar que a Covid-19 provoca alterações na retina e, por consequência, no sistema nervoso central. Até então, os pesquisadores sabiam que o vírus pode causar danos no cérebro, pulmão, nariz, intestino, rim e até no paladar.
O exame oftalmológico utilizado para identificar as possíveis alterações na retina, causadas pelo coronavírus, é a tomografia de coerência óptica (OCT); e este está disponível em alguns grandes hospitais e clínicas oftalmológicas, tais como o Memorial Santa Luzia. Viemos trazer o alerta a todos os nossos pacientes, para que marquem uma consulta com seu especialista em retina, a fim de que possamos identificar aqueles indivíduos afetados e possamos fazer o acompanhamento adequado!
Fonte: https://liberal.com.br/
Compartilhe: